terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sencha Labs lança plataforma open source para o desenvolvimento WebGL

Interessante notícia sobre a url:http://feeds.arstechnica.com/~r/arstechnica/everything/~3/k-MmYJvRmNo/sencha-labs-releases-open-source-framework-for-webgl-development.ars:


Sencha Labs anunciou a disponibilidade de uma estrutura de código aberto para desenvolvimento de novos WebGL. O quadro, que é chamado PhiloGL, torna mais fácil para os desenvolvedores a adotar WebGL e integrar as suas funcionalidades em aplicações web. O quadro é distribuído sob a licença MIT permissiva.


WebGL é um padrão emergente que permite aos desenvolvedores integrar conteúdo 3D em páginas Web. Ele foi projetado para expor o baixo nível de OpenGL ES 2.0 APIs através de ligações de JavaScript que operam no elemento HTML Canvas. A norma fornece uma enorme quantidade de flexibilidade e permite que os desenvolvedores da Web para criar praticamente qualquer coisa que pode ser expresso com gráficos 3D. A desvantagem é que a falta de abstração aumenta muito a complexidade da construção 3D habilitado aplicações web.


Quando o padrão WebGL foi concebido, Mozilla e outros defensores alegaram que a complexidade técnica pode ser minimizado através de terceiros quadros, os desenvolvedores podem criar e compartilhar suas próprias camadas de abstração de tarefas específicas, como as bibliotecas que envolvem as APIs de baixo nível. Um dos primeiros exemplos foi o 3D Canvas JavaScript Library (C3DL), um quadro que foi originalmente criado por um desenvolvedor da Mozilla, e é atualmente mantido por uma equipe no Seneca College.


PhiloGL Sencha é uma das primeiras bibliotecas independentes para o desenvolvimento WebGL. Ele oferece recursos de alto nível, que são úteis para a construção de aplicações WebGL mundo real. Sencha criou várias demonstrações para ilustrar a adequação do quadro para a criação de visualizações 3D interativos, como esta visualização em 3D das mudanças de temperatura global .


O quadro está disponível para download a partir do site do projeto ou GitHub hospedado repositório de código . Complete a documentação da API também podem ser encontradas online.


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