segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A lógica Leap: indução em Física

Notícias interessantes vistas no http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/rcxSAIYDWwo/story01.htm:
FrederickSeiler escreve: "Quando David Harriman, autor deste livro, estudava física em Berkeley, ele notou um contraste interessante:" No meu curso de laboratório de física, aprendi a determinar a estrutura atômica dos cristais por meio de difração de raios-x e como identificar as partículas subatômicas, analisando fotografias câmara de bolhas. Na minha filosofia do curso de ciências, por outro lado, eu fui ensinado por um professor de renome mundial (Paul Feyerabend) que não existe tal coisa como método científico e que os físicos não têm melhor alegação de conhecimento do que os sacerdotes do vodu. Eu sabia pouco sobre a epistemologia [da filosofia do conhecimento], no momento, mas eu não pude deixar de notar que era os físicos, e não os sacerdotes do vodu, que tinha tornado possível a tecnologia de promoção da vida que nós apreciamos hoje. " Harriman percebeu o enorme fosso entre a ciência, pois é praticado com sucesso e da ciência como é descrito pelos filósofos pós-kantianos, como Feyerabend, que são totalmente incapazes de explicar as conquistas espetaculares da ciência moderna. " Leia a seguir para o resto da opinião de Frederico.

Leia mais desta história em Slashdot.




Nenhum comentário:

Postar um comentário